domingo, 3 de outubro de 2010

POLISSEMIA!!!



Eu não sei dizer
O que quer dizer
O que vou dizer
(Zeca Baleiro)



POLISSEMIA, segundo o dicionário da língua portuguesa, é o fato de uma palavra ter muitos significados. Assim, qualquer termo pode ser interpretado ou ressignificado, carregado de intenções. Sempre, sempre mesmo, fui chamada de revoltada. Isso me deixava muito infeliz, inferior, desequilibrada, menos importante, menos confiável ou respeitável, considerável???? Afinal, quem vai dar ouvidos a uma pessoa revoltada? Daí, por felicidade, li o livro Caminhos de Pedras, da escritora cearense Raquel de Queiroz. O livro narra a saga de um casal de ativistas políticos. No romance há uma discussão muito calorosa sobre a possibilidade, e viabilidade, de um jovem da classe abastada, o jornalista Roberto, filiar-se ao Partido Comunista. Este, a fim de convencer  os companheiros de sua convicção política defende-se dizendo: "eu devo sim entrar no partido, eu sou um REVOLTADO(!!!).  Ora, a escritora busca na época (1937) discutir a organização partidária no Ceará, para isso usa o termo revoltado com um sentido positivo. Somente os revoltados eram dignos de fazer parte desta militância. Revoltado neste contexto seria aquele que se encontrasse indignado com a atual situação política e social do estado. Agora, alegro-me em ser chamada de revoltada, afinal, sou realmente indignadíssima com muitas coisas, dentre estas, a mediocridade humana. Bem, tudo isso para dizer que outro dia deram-me um conselho. Aconselharam-me a ser mais humilde. Isso porque sugeri que algumas companheiras de profissão (minhas caras colegas professoras) sabiam pouco a respeito de um tema que estávamos discutindo, pois nenhuma tinha buscado apoio teórico e estavam tentando construir um projeto de trabalho fundamentado em representações sociais, "achismos e discordismos". Ora ser humilde! O que é isso? É reconhecer-se como menos capaz? Ou negar aquilo que somos?  Imaginei uma Dra. em Educação que tenha dedicado muito de seu tempo para pesquisar sobre a Educação Infantil, esta chega para uma palestra e diz: estou aqui humildemente para partilhar um pouco do que eu sei, vocês sabem tanto quanto eu... Paciência!!! Isso pra mim é autodepreciação. Uma atitude de rebaixamento. Imagine um leão dizendo ao ratinho: ó querido ratinho nós temos a mesma força e a mesma sagacidade, desta forma, mesmo morrendo de fome não irei devorá-lo. Seria ridículo e piegas. Ter plena consciência de que somos estudiosos, que nos preparamos para uma prova ou seleção e por isso seremos bem classificados, não significa que somos soberbos. Para Baruch Espinosa (1632- 1677), humildade não é virtude. O filósofo também diz, na sua proposição número 53: "Ora, à medida que o homem conhece a si mesmo pela verdadeira razão, supõe-se que compreende sua essência, isto é, sua potência..." Assim reconheço-me como inteligente. E mais, estudo com afinco para defender minhas idéias. As palavras RADICAL, HUMILDE, SOBERBA, não me oprimem mais. Sei muito bem da potência de cada uma, mas dou a elas o sentido que eu quiser. Precisamos, urgentemente, resgatar o sentido das palavras, dos atos, dos discursos. Até breve!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário